
O que é Acupuntura e Auriculoacupuntura ?
A acupuntura é um método terapêutico antigo, utilizado há aproximadamente 5000 anos no oriente. Foi criada na China, sendo mais tarde incorporada ao arsenal terapêutico da medicina em outros países orientais como o Japão, Coréia e Vietnã. A palavra acupuntura origina-se do latim, sendo que acus significa agulha e punctura significa puncionar, picar. A acupuntura se refere, portanto, à inserção de agulhas através da pele e em pontos estratégicos do corpo para produzir o efeito terapêutico desejado. Os pontos de acupuntura distribuídos pelo corpo podem ser puncionados com agulhas ou aquecidos com o calor produzido pela queima da erva Artemisia vulgaris, (mais conhecida como moxabustão). A agulha por ser muito fina, pouco mais grossa que um fio de cabelo, quando aplicada praticamente não é percebida pelo paciente. O uso das agulhas é individual, isto é, cada jogo de agulhas é utilizado em um único paciente. A acupuntura pode ser utilizada praticamente em todas as pessoas e idades, inclusive em conjunto com a medicina convencional, com a homeopatia, ou outras terapias. Também não há efeitos colaterais. Quando necessário, durante a consulta é feito também orientação da alimentação.
No Ocidente, a acupuntura ganhou credibilidade principalmente por seu efeito no alívio da dor de várias origens, através dos mecanismos analgésicos da acupuntura. Mas a acupuntura não causa apenas um efeito analgésico, ela provoca múltiplas respostas biológicas. Estudos mostram que o estímulo por acupuntura pode ativar o hipotálamo e a glândula pituitária, resultando num amplo espectro de efeitos sistêmicos, aumento na taxa de secreção de neurotransmissores e neurohormônios, melhora do fluxo sanguíneo, e também a estimulação da função imunológica são alguns dos efeitos já demonstrados.
A auriculoacupuntura é o tratamento através da aplicação de agulhas ou sementes de mostarda, em pontos da orelha que refletem em todos os órgãos e sistemas do corpo, obtendo assim a melhora ou dissolução dos sintomas e da causa do desequilíbrio, seja ele de fundo orgânico ou nervoso. É inclusive, uma terapia reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde). É utilizada juntamente com a acupuntura, trazendo maior eficiência ao tratamento.
Estudos realizados na China e no ocidente demonstram a eficiência da acupuntura isoladamente ou juntamente com a auriculolterapia no tratamento ou como coadjuvante na maioria das doenças, especialmente as relacionadas ao sistema nervoso, digestivo, respiratório, genitourinário, muscular, ossos, e pele. Exemplos de patologias que são tratadas com acupuntura: dores e inflamações na coluna vertebral, lombalgia, dores em geral (algias), gastrite, stress, reumatismo, artrite, artrose, bursite, insônia, nervosismo, tabagismo, vícios, problemas musculares, lesões, recuperação pós-cirúrgica, dores pós-cirúrgicas, sinusite, problemas circulatórios, rinite, resfriado, faringite, amigdalite aguda, zumbido, dor no peito, palpitações, enfizema, bronquite crônica, asma brônquica, TPM, alterações menstruais, cólica menstrual, ansiedade, depressão, mal-estar provocado pela quimioterapia, dores associadas com câncer, tendinites, fibromialgia, LER, DORT, síndrome complexa de dor regional, dermatites, úlcera gástrica, úlcera duodenal, colites, diarréia, prisão de ventre, constipação, cefaléias, enxaqueca, paralisia facial, seqüelas de acidente vascular cerebral (AVC), ciatalgia, entre tantas outras.
Acupuntura
A Acupuntura é uma prática da medicina tradicional chinesa que se destaca por tratar o indivíduo como um todo. A prática utiliza linguagem que retrata as leis da natureza e valoriza a inter-relação harmônica entre as partes para atingir à integridade. A Acupuntura tem como fundamento a teoria do Yin-Yang e também a dos cinco elementos: água, fogo, madeira, metal e terra.
A prática da Acupuntura utiliza como elementos a palpação do pulso, a observação da face e da língua e tem várias modalidades de tratamento como a introdução de agulhas em pontos estratégicos do corpo humano, o uso da moxabustão (calor terapêutico que é obtido pela queima de charutos de Artemísia) e de ventosas.
fonte: sitecurupira
muito legal esse blog, encontrei muita coisa que me interessa. parabéns!
ResponderExcluir