
Meu pequeno Romullo é fã de shantala.
A Shantala é uma massagem indiana que tranqüiliza, evita cólicas, insônia, melhora a digestão e ainda ajuda a aprofundar a relação de afeto entre você e seu bebê.
Descrita pelo obstetra Fréderic Leboyer.
A Shantala é uma massagem indiana que tranqüiliza, evita cólicas, insônia, melhora a digestão e ainda ajuda a aprofundar a relação de afeto entre você e seu bebê.
Descrita pelo obstetra Fréderic Leboyer.
Em viagem à Índia, percebeu que apesar da pobreza as crianças tinham bom tônus muscular e eram alegres.
Foi pesquisar e conheceu a Shantala, nas ruas pobres de Calcutá.
Uma mulher estava com o filho no colo e massageava a criança com naturalidade. Leboyer descobriu que aquilo era uma tarefa diária das mães indianas, gostou do que viu e resolveu levar para a Europa o que havia aprendido.
Batizou a massagem de Shantala, e escreveu um livro sobre o assunto.
A Shantala pode ser feita em crianças de até 9 anos. Antes da massagem, deve aquecer-se o óleo nas mãos, esfregando-as uma na outra.
Recomenda-se o uso de óleos 100% vegetais (por exemplo, o óleo de amêndoas doces).
É também importante que a mãe esteja numa posição confortável, descontraída e totalmente disponível para o bebê.
Os movimentos devem ser delicados, porém, firmes, profundos e vagarosos, com alguma pressão.
Não se trata de fazer cócegas.São massageadas várias zonas do corpo: pés e pernas; barriga; peito e braços; e cabeça.
Não se trata de fazer cócegas.São massageadas várias zonas do corpo: pés e pernas; barriga; peito e braços; e cabeça.
Nessa seqüência. Depois da massagem, é normal que o bebê fique com sede e queira mamar.
A seguir, vem o sono merecido.
BENEFÍCIOS FISIOLÓGICOS - Através da pele, que no recém-nascido representacerca de 19% do seu peso total, a massagem chega a diferentes sistemas fisiológicos beneficiando.
■ SISTEMA HORMONAL - Diminui as hormonas de stress, promovendo um sono mais tranquilo, favorecedor da libertação da hormona do crescimento.
■ SISTEMA IMUNITÁRIO - Bebés mais tranquilos mantêm o equilíbrio do Sistema Imunitário.
■ SISTEMA GASTRO-INTESTINAL - A massagem facilita a digestão, promove o alívio de cólicas e de gases, diminuindo a dor/tensãointestinal.
■ SISTEMA RESPIRATÓRIO - Equilibra a respiração e promove a libertação de expectoração.
■ SISTEMA CIRCULATÓRIO - Estimula a circulação, promovendo um aumento de oxigénio, contribuindo para uma eliminação de toxinas.
■ SISTEMA LINFÁTICO - Ajuda na drenagemlinfática.
■ SISTEMA MUSCULAR - A massagem tem um efeito relaxante e ao mesmo tempo tonificante
■ SISTEMA NERVOSO - Sendo a pele o maior órgão de comunicação de que o bebé dispõe, é através do tacto que se transmitem uma infinidade de mensagens. Estes estímulosexternos são absorvidos e favorecem a mielinezação das células nervosas cerebrais. Os estímulos tácteis desenvolvidos ao longo da massagem criam uma corrente de afectos organizadores de bases fisiológicas e emocionais para o futuro.
BENEFÍCIOS COMPORTAMENTAIS E EMOCIONAIS
■ Melhora o desenvolvimento psico-motor.
■ Melhora dimensões temperamentais, a nível de emoções e sociabilidade.
■ Diminui a ansiedade dos pais e do bebê.
■ Diminui o tempo de choro.
*Aumenta o tempo no estadio «vigília tranquilo», um estado de consciência no qual os bebês estão aptos a aprender e comunicar (quando estão neste estado de consciência, atentos ao mundo e à procura de novidades, é o momento ideal para a massagem).
■ Promove a vinculação.
■ Promove o sentimento de competência parental por parte dos pais.
TECNICAS-
1-Coloque as duas mãos sobre o centro do peito do bebê e delize para as laterais. Procure atingir toda a superfície do tórax. Coloque sua mão direita sobre o lado esquerdo do quadril do bebê e vá deslizando até o ombro direito em forma de cruz.
2 -Para massagear os braços, vire o bebê de lado. Uma das maõs segura o ombro como um bracelete e a outra o pulso. Aos poucos, vá deslizando a maõ do ombro para o pulso. Alterne as mãos durante este exercício. As maõs agora seguram o bracinho para realizar o movimento de rosca. Elas se movem em direções opostas, como se estivessem torcendo o braço do bebe, sempre do ombro em diração ao pulso. Chegando ao pulso, reinicie o movimento pelos ombros
3- Com seu dedo polegar, massageie do centro da palma da mãozinha, em direção a cada dedinho. Em seguida, passe a palma da sua mão na palma da mãozinha do bebê. Depois dobre e estique com cuidado cada dedinho.
4- As mãos, uma de cada vez, descem da altura das costelas até a parte de baixo do abdomem, como se fossem esvaziar o ventre. Quando uma mão termina o movimento, a outra recomeça, e assim sucessivamente. A seguir, com a mão esquerda segure as pernas do bebê. Com o antebraço, massageie a barriga, sempre de cima para baixo. O mesmo exercício deve ser feito utilizando as palmas de suas mãos.
5- Faça como fez com os bracos. Uma das maõs segura o calcanhar do bebê, enquanto a outra massageia sempre da virilha ao pé. A seguir, as duas mãos deslizam em movimentos de torção. A massagem na região do tornozelo deve ser um pouco mais demorada. Antes da outra perna, massageie o pezinho. Primeiro massageie a planta do pé com os polegares alternados. Depois utilize toda a palma da mão. Agora massageie a outra perninha e o pezinho.
6- Deite o bebê de bruço com a cabeça para o lado esquerdo. Coloque suas mãos juntas, paralelas, na nuca do bebê. Alterne as mãos para a frente e para trás, deslizando ao mesmo tempo da nuca em direção às nádegas e das nádegas em direção à nuca. Sustente as nádegas do bebê com a mão direita. A mão esquerda parte da nuca e desliza em direção à mão direita, que permanece estática. Segure os pezinhos com a mão direita, mantendo as pernas esticadas e ligeiramente elevadas. A mão esquerda parte da nuca, massageando as costas, continuando o movimento até os calcanhares. Recomece o movimento sempre pela nuca.
7- Para estes movimentos, não é preciso usar óleo. Com a as pontas dos dedos, parta do centro da testa e deslize para os lados, ao longo das sobrancelhas. Reinicie sempre pelo centro e a cada movimento avance um pouco mais, até contornar ao redor dos olhos.
8- Coloque os dois polegares entre os olhos, no alto do narizinho e deslize pelas laterais até as narinas. Suba novamente com mais intensidade. Repita o movimento várias vezes. Com os polegares, feche os olhinhos do bebê e parta das sobrancelhas, passando suavemente pelos olhos, pela lateral da narinas, contornando a boca e acompanhando o maxilar inferior, em direção às orelhas. Para estes movimentos, não é preciso usar óleo. Com a as pontas dos dedos, parta do centro da testa e deslize para os lados, ao longo das sobrancelhas. Reinicie sempre pelo centro e a cada movimento avance um pouco mais, até contornar ao redor dos olhos.
9- Coloque os dois polegares entre os olhos, no alto do narizinho e deslize pelas laterais até as narinas. Suba novamente com mais intensidade. Repita o movimento várias vezes. Com os polegares, feche os olhinhos do bebê e parta das sobrancelhas, passando suavemente pelos olhos, pela lateral da narinas, contornando a boca e acompanhando o maxilar inferior, em direção às orelhas.
10- Segure as mãos do bebê e cruze os bracos sobre o peito, fechando e abrindo. Alterne a posição dos braços e faça quantas vezes achar necessário. Segure um pé do bebê e a mão do lado oposto. Cruze braço e perna, de forma que o pé se aproxime do ombro e a mão da coxa oposta. Alterne a posição e repita o exercício. 11- Segure os dois pés do bebê e cruze as pernas sobre o ventre fechando e abrindo. Abra as pernas, estenda e cruze novamente invertendo a posição .
BANHO DE RELAXAMENTO- Terminado os exercícios, você deve dar um banho morno relaxante no bebê para complementar a massagem. Aqueça a água a uma temperatura de aproximadamente 37 graus.Coloque o bebê na água, mantendo sua mão esquerda aberta e relaxada. Apoie os dedos na axila do bebê para ele não escorregar. Se sentir necessidade, sustente as nádegas dele com a mão direita.O bebê deve ficar apenas com a face fora da água, para não sentir frio e relaxar. Deixe que ele flutue na água, apoiando a nuca com seu punho esquerdo. Deixe-o na água enquanto ele sentir prazer e retire-o antes que a água esfrie.
by: Yara
Nenhum comentário:
Postar um comentário